quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

UM GRANDE CARNAVAL
Nem o maior dos otimistas acreditava que o Carnaval Tradição de Alexandria fosse tão grandioso em número de foliões, não ficando nada a dever ao de 2006. Diante de uma mudança administrativa as vésperas do carnaval, medidas de contenção de gastos por parte do Poder público (promotor do evento) e a não divulgação nos principais veículos de comunicação, ao contrário do ano passado, fazendo com que muitos foliões em outras cidades ficassem na incerteza se haveria carnaval e a medida tomada na véspera, de encerrar a folia às 2 da manhã pelo juiz José Undário, era quase impossível prever que a Praça da Folia ficasse superlotada todas as noites (apenas na segunda-feira o público foi menor).
Diante disso só uma constatação: o carnaval de Alexandria é uma tradição, uma marca de peso que precisa ser mais valorizada pelos alexandrienses. Essa não é uma opinião bairrista desse blogger, a rádio Jatobá FM de Pau dos Ferros, na terça-feira, relatava que o carnaval de Alexandria estava repetindo o sucesso do ano passado.
Essa tradição é um orgulho para Alexandria, que tem o seu nome ligado a um grande evento que arrebanha gente de diversas localidades e o seu nome exaltado por grandes veículos de comunicação do estado, a exemplo da própria Inter TV Cabugi, afilada a rede Globo, que faz a cobertura jornalística da nossa folia de momo sem nenhum ônus para o município. Elevar o nome de uma cidade de má fama pelo estado e até o Brasil com um carnaval, principalmente de muita paz, não tem preço.

PESO
Fabiano Show e Banda mais uma vez se destacou nesse carnaval a exemplo do ano passado. Não resta dúvida de que a grade de programação não apresentou uma atração de destaque, mesmo assim o peso da tradição do carnaval de Alexandria não permitiu que os foliões optassem por outros eventos.

PAREDÕES
A iniciativa dos blocos Magnatas e Pesos, com os seus paredões de som, contribuíram muito para que o calor da folia não parasse na praça nos intervalos entre uma banda e outra. Bom trabalho!

CARNAVAL DO GALO
Como o ano passado O Galo da Barriguda também contribuiu para o engrandecimento da festa. A matinê no Arca Clube com Fabiano show e Banda, resgatou a velha tradição de oferecer as crianças um espaço só delas neste carnaval e a concentração no Pavilhão Municipal, regado a muito frevo e alegria, diversificou opções para os saudosistas dos antigos carnavais e para quem queria trocar um pouco do axé pela frevo.

O bloco escolheu ontem a rainha infantil do Carnaval Tradição, a escolhida foi a menina Mariana.

ARRASTÃO
Muita alegria, frevo e mela-mela no arrastão do Fuxico do largo do terminal Rodoviário até a Praça da Folia, puxado pela orquestra local, comandada por Alaussa.

PARA NÃO SER INJUSTO...
De parabéns a todos os blocos de Alexandria, mesmo os mais humildes, que formaram um conjunto abrilhantando o nosso carnaval e, principalmente, dentro da mais completa harmonia.

NEM TUDO FOI 100%
Mais uma vez foi comprovado que a estrutura montada para o carnaval ainda foi pequena para grandiosidade do evento. É óbvio que um município com dificuldades financeiras como o nosso não pode oferecer apenas com recursos público, o complexo estrutural que o nosso carnaval precisa. É necessário que haja um maior planejamento para vender a marca do Carnaval Tradição. Mesmo diante disso, não podemos deixar de enaltecer a Comissão Organizadora na pessoa de Washington Barbosa, que trabalhou duro para que os foliões pudessem desfrutar da festa. A grande parcela de contribuição do amigo Ney Robson foi fundamental, aproveitando também o evento para divulgar o alefolia nos dias 27, 28 e 29 de julho.

REENCONTRO DE CARNAVALESCOS
Muitas histórias foram relembradas no encontro de Ademir Ferreira de Sousa (Ademir de Pedro Benedito) e Fátima Fialho Dias, filha de Chico Dias e Otília. Nos anos de 1972 e 73, foram Rei e Rainha do carnaval de Alexandria, realizado no Marcado Público e animado pela orquestra de frevo local. Fátima não conhecia o Carnaval Tradição, há mais de 20 anos que não brincava em Alexandria. Confidenciou que chorou muito quando chegou a nossa cidade na sexta-feira.

ARQUIVO VIP
A cada dia colhemos os frutos do nosso trabalho frente ao arquivovip.com em pouco menos de 7 meses no ar. Fui abordado por muitos alexandrienses residentes em outras plagas, muitos que eu nem conhecia, enaltecendo o nosso trabalho, constatando que o site faz parte do dia-a-dia de todos. Isso para nós, já é a recompensa pelo esforço e as adversidades do ofício.

AUTUADOS
Foram muitos foliões autuados por portarem entorpecentes (principalmente o loló) na Praça da Folia durante este carnaval. O QG da polícia era no Clube de Mães. Eu conversei com a Promotora de Justiça Érica Veras e ela me afirmou que presenciou a banalização do uso desse entorpecente, até por menores, e apenas solicitou que a polícia cumprisse o que determina a lei.
Nos dois hospitais da cidade foi alto o registro de ocorrência de pacientes desmaiados pelo uso excessivo do de loló e similares.

PUXÃO DE ORELHA
A galera do bloco Fuxico cobrou a divulgação no blog do resultado da pesquisa de qual o bloco de maior expressão do Carnaval Tradição de Alexandria, feita pelo site antes do carnaval. Corrigindo “a falha nossa” vamos aos números: Fuxico 400 votos, Galo da Barriguda 282, Magnatas 202, Pesos 146, Desmantelados 108, Lelé da Cuca 83, Máfia rosa 62, Alcoofilia 48, Outros 218.

TARTARUGA
Recebo alguns E-mail’s reclamando da não postagem das fotos do carnaval e da não atualização do site e desse blog. O meu descanso foi até às 10 horas da manhã de ontem. Ao meio dia comecei a reorganizar as fotos do domingo de carnaval (no sábado não temos fotos devido à chuva) e a postar as fotos da segunda-feira. Às 19 horas não havia conseguido postar todas as fotos da segunda de carnaval devido à lentidão do sinal da internet via rádio de responsabilidade da Brisanet, perdi a paciências e parei pela metade. Vou tentar hoje.

Nenhum comentário: