terça-feira, 16 de abril de 2013

"Temos uma notícia preocupante: a Barragem de Pau dos Ferros só tem 16% da capacidade"

A frase é do secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo. Leonardo Rêgo anunciou que o Governo poderá construir mais uma adutora que levará água da Barragem de Santa Cruz, em Apodi, ao município de Pau dos Ferros, no Oeste potiguar. (veja).

Do blog: No dia 27 de novembro de 2009, o então Secretário de Estado de Recursos Hídricos do governo Wilma de Faria, armou, literalmente, o circo na Praça da Folia para o
encontro das águas (foto). Numa ação política anunciou o grande benefício da adutora do Alto Oeste, transpondo as águas da barragem de Pau dos Ferros para cerca de 23 municípios da região. Na época, eu indaguei se a barragem de Pau dos Ferros tinha vazão suficiente para abastecer esses municípios em caso de anos de seca. Foi enfático em dizer que estudos comprovavam que a barragem suportava até quatro anos de seca. Tempo para que a região fosse abastecida pela águas da transposição do Rio São Francisco.

Hoje temos a realidade. O atual secretário, Leonardo Rego, vê que é preciso urgentemente construir a adutora denominada de Adutora Expressa, carreará água da Barragem de Santa Cruz e a conduzirá até a Barragem de Pau dos Ferros. Esta, por sua vez, distribuirá o líquido através dos dutos da Adutora do Alto Oeste.

Nenhum comentário: