PÁGINA INICIAL NOME DA CASA NOME DA CASA NOME DA CASA NOME DA CASA NOME DA CASA

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Estudo revela que RN é um dos estados mais vulneráveis à corrupção

O instituto Ethos lançou na última semana o estudo “Sistema de integridade dos estados brasileiros” realizado em parceria com a Unicamp para medir o grau de vulnerabilidade de corrupção nos 26 estados e no Distrito Federal. Entre os pontos estudados estão a transparência dos gastos públicos, a atuação da oposição no legislativo e também a liberdade e independência da mídia.
De acordo com a pesquisa, o Rio Grande do Norte é um dos estados mais vulneráveis à corrupção em todo o Brasil. A tabela que classifica a possibilidade de desvios na área de saúde e educação, por exemplo, coloca o estado como um dos que tem maior probabilidade de apresentar desvio de recursos públicos.

Na área de controle interno, mais uma avaliação negativa para o estado: o Rio Grande do Norte ficou com zero na avaliação. Este índice mede a transparência dos mecanismos de controle dos órgãos e mais o desempenho deles.

Outro fator dominante na pesquisa é com relação a independência e a neutralidade da mídia com relação à política. Na relação com a mídia, o Rio Grande do Norte ficou em último lugar, com grau mínimo de independência dos órgãos de mídia e neutralidade das coberturas.

(Blog do Carlos Santos)

Nenhum comentário: