PÁGINA INICIAL NOME DA CASA NOME DA CASA NOME DA CASA NOME DA CASA NOME DA CASA

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Estudo explica como feios conquistam beldades

Um estudo conduzido por pesquisadores americanos ofereceu uma explicação para o fato de muitos homens feios conseguirem conquistar mulheres muito mais bonitas do que eles: falta de autocrítica, ou quase isso.

Segundo o estudo, homens considerados pouco aquinhoados com atributos de beleza física parecem crer que são mais atraentes do que o são na realidade, aumentando a sua autoconfiança e levando-os à ação.

Para os pesquisadores, que publicaram seu artigo na revista científica 'Psychological Science', mais que uma simples autoilusão, essa percepção distorcida é um mecanismo evolutivo importante na preservação da espécie.

No processo de conquista, diz uma das autoras do estudo, Carin Perilloux, do Departamento de Psicologia do Williams College, em Massachussetts, "há dois erros que um homem pode cometer".

"Ou ele pensa 'Uau, essa mulher realmente está interessada em mim' - e ela não está, o que pode ter um custo, como um constrangimento ou um baque na sua reputação. Ou ela está interessada e ele perde a chance", diz.

"Ele perde uma oportunidade de acasalamento - o que é um custo imenso em termos de sucesso reprodutivo."

Percepções distorcidas
Os experimentos foram feitos com 96 rapazes e 103 moças universitárias, que foram submetidos ao que no mercado dos relacionamentos se conhece como "speed dating", revezando-se a cada três minutos de conversa com cinco possíveis parceiros.

Antes dos encontros relâmpagos, os participantes avaliaram a si mesmos e aos seus paqueras em uma escala de beleza, e revelaram seu grau de interesse em um encontro sexual imediato.

Depois do encontro, eles avaliaram seus parceiros em diversos outros critérios, incluindo aparência e possibilidade de topar um encontro sexual.

Os resultados revelaram que os homens que estavam buscando um relacionamento sexual de curto prazo são mais inclinados a superestimar o interesse das mulheres neles.

Os homens que acreditavam ser mais bonitos do que são também perceberam um maior interesse das mulheres por eles - o que não era necessariamente verdade.

Já os homens de fato considerados bonitos pelas mulheres não pareceram ter essa visão distorcida.

Quanto mais atraente a mulher, maiores as chances de um homem superestimar o interesse dela, indicaram os resultados.

Por outro lado, as mulheres tenderam a subestimar o interesse dos homens.

Nenhum comentário: