terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Impostômetro

Já ouviu falar em impostômetro?

Pois é, ele existe e pode indicar o quanto o pobre paga de impostos neste país das maravilhosas arrecadações.

Clique AQUI e conheça o impostômetro, que indica que de 1º de janeiro de 2008 até hoje, foram arrecadado pela união mais de 1 trilhão de reais.

O sistema tributário brasileiro penaliza quem trabalha e produz e beneficia o capital financeiro. A afirmação, que poderia ter sido feita por algum deputado da ala radical do PT, é na verdade a conclusão de um estudo feito por advogados tributaristas com base nas informações da Receita Federal.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, cerca de 75% do imposto arrecadado no Brasil vem dos salário e do faturamento das indústrias. Já o patrimônio e o capital financeiro respondem apenas por 25%.Um assalariado paga hoje, em média, 18,76% em impostos. Se esse percentual for somado com o que as empresas pagam ao governo por cada empregado registrado, a carga tributária sobre o salário sobe para 41,7%. Isso coloca o Brasil em segundo lugar no ranking dos países com maior carga tributária sobre salário, atrás apenas da Dinamarca, onde a carga é de 43%. O país emergente com maior carga depois do Brasil é a Polônia, com 31%.

Nenhum comentário: