quarta-feira, 24 de abril de 2013

SAAE de Alexandria anuncia racionamento



Não sei por que não foi anunciado nos blogs que dão sustentação a atual gestão, mas um carro de som rodava as ruas de Alexandria no dia de ontem (23) anunciando que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alexandria – SAAE, iria cortar o bombeamento diário e anunciava um calendário de distribuição da água uma vez por semana.

Quem mora nos bairros mais altos da cidade vai sofrer as consequências. Isso poderá até desencadear, por parte desses usuários, um pedido de corte, já que a Autarquia aumentou a conta de água para depois promover um racionamento e anunciar que em três meses a água poderá acabar de vez.

Acho louvável a atitude do SAAE de realizar a campanha de racionamento por parte dos usuários, mas não acredito que a água do açude Bananeiras acabe nesse curto espaço de tempo.

Contrapartida
Em contrapartida a Autarquia deveria ter um projeto de expansão do seu sistema de bombeamento para população de Alexandria. A Casa de Bombas, que funciona com apenas uma bomba velha, no açude Bananeiras, não terá capacidade para bombear a água do novo açude com a rapidez com que ela vem abaixando o seu nível. Seria necessária a ampliação do sistema. Por isso Alexandria poderá ficar sem água, mesmo ainda havendo água no novo açude que ainda suporta a vazão por muito tempo.

Outro ponto que o SAAE deve combater é a irrigação que está sendo feita em algumas comunidades rural abastecidas pelo sistema.

Nenhum comentário: