quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Os prefeitos não têm descanso

O governo decidiu prorrogar até 31 de dezembro a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis. 

Isso significa dizer que os municípios, principalmente a grande maioria que sobrevivem do FPM, vão amargar mais de dois meses de arrocho, principalmente aqueles que estão deixando o cargo. 

Neste ano de 2012, em razão da desoneração do IPI praticada pelo governo, os Municípios já deixaram de receber mais de R$ 1,5 bilhão em FPM e enfrentam uma difícil crise financeira. 

Até os prefeitos do PT reclamam. A dois meses do final de seu segundo mandato, a prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti (PT), fez cortes drásticos em áreas de vital importância para a população, como Saúde e Educação. Moradores reclamam da falta de merendas nas escolas e creches municipais, e de medicamentos na Farmácia Municipal. 

Como a medida foi tomada, ou pelo menos se tornou mais severa, logo após a derrota do candidato da situação, Nelson Paulino (PT), no dia 7 de outubro, alguns moradores acreditam em retaliação. A prefeita Tina Toneti rebate as acusações e atribuiu cortes à diminuição do repasse no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), pelo governo federal. 

Ou seria dinheiro do povo gasto em campanha para eleger o companheiro?

Nenhum comentário: