sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Obras de transposição do São Francisco estão abandonadas há cerca de um ano

Alojamentos depredados e saqueados no meio da caatinga, ao lado de um canal tomado pelo mato e corroído pela erosão, formam o cenário de abandono em vários trechos das obras da transposição das águas do rio São Francisco, projeto federal de R$ 6,8 bilhões iniciado em 2007 e parcialmente paralisado há cerca de um ano.

A Folha percorreu cerca de cem quilômetros do eixo leste da transposição, a partir de Floresta (PE), onde está localizado um dos pontos de captação de água do projeto.
O Exército continua trabalhando no local, mas os consórcios privados abandonaram as obras, reclamando a revisão dos seus contratos.

As máquinas foram retiradas, e milhares de trabalhadores, demitidos. Nas frentes de trabalho, os galpões foram saqueados e só restaram a estrutura deles.

Nas agrovilas, o movimento intenso dos primeiros anos do projeto acabou. A paralisação das obras trouxe prejuízo aos comerciantes e devolveu ao campo os lavradores contratados como operários nas obras. 

Do Blog: Estive recentemente em Petrolina. Ouvi comentários sobre esse sangrento crime contra a economia do povo. Os ribeirinhos estão revoltados, mais que isso, desesperados.

O governo Petista brincou com a necessidade do povo nordestino e gastou bilhões, em vão, dos impostos dos brasileiros para fazer uma obra, ao que parece, eleitoreira.

Talvez no final do governo Dilma as obras voltem a serem continuadas, como continuadas são as enganações ao povo brasileiro.

Nenhum comentário: