quarta-feira, 25 de maio de 2011

RN: a hora da verdade!

O Jornal Nacional da Rede Globo de televisão mostrou ontem a atual onda de greves no Estado. O jornalismo é o retrato 3×4 da realidade.

Há que se ponderar, entretanto, que a governadora Rosalba Ciarlini não pode ser transformada em “boi de piranha” e responsável por tudo.  O momento é mais de encontrar soluções, do que torcer pelo “quanto pior melhor”.

Ninguém nega que o RN está enfermo. Chegou a hora de buscar as causas, a começar pela análise com uma lupa das finanças estaduais para o conhecimento dos detalhes da despesa pública. Começar pela divulgação dos compromissos assumidos e pendentes, salários, vantagens e benefícios das várias categorias funcionais, mesmo amparados por lei.  Dá o nome aos bois de quem propôs e de quem votou a favor. Confrontar as informações com a receita e ver se dá para pagar e sobrar o suficiente para os inadiáveis investimentos que a população exige. Mais do que nunca, o Estado deverá ser radiografado, sem restrições.

Tudo começa com o debate da lei complementar nº101/2000, cujo  objetivo foi corrigir e regular os rumos da administração publica, no âmbito da união, dos estados-membros e o Distrito Federal e os municípios.  Como bem argumentou o deputado José Dias, toda legislação aprovada na Assembléia recomenda obediência à lei de responsabilidade fiscal.

Feito isto, quem tenha responsabilidade com o futuro do Estado se sentaria à mesa, juntamente com a governadora Rosalba Ciarlini, na busca de alternativas, mesmo que seja necessário cortar a própria carne. Com a união de esforços, o RN poderá dar ao Brasil um exemplo de governabilidade democrática. Esta é a hora da verdade!
(Por Ney Lopes)

Nenhum comentário: