PÁGINA INICIAL NOME DA CASA NOME DA CASA NOME DA CASA NOME DA CASA NOME DA CASA

sábado, 2 de outubro de 2010

A matemática explica

Ontem não fui ao show de Bartô Galeno na AABB. Acordei cedo fui dar uma voltinha na feira livre.

Por lá já estava o ex-prefeito Nei Moacir pedindo votos.

Um web leitor me abordou e perguntou se havia possibilidade de segundo turno, já que Iberê estava crescendo e a diferença dos votos válidos era de apenas 4%, com a margem de erro de 3 pontos percentuais o candidato situacionista poderia estar a 1% do segundo turno.

Eu disse que desconhecia os números apresentado por ele. O mesmo retrucou e disse que estava na internet, que eu fosse verificar para informar melhor.

Não precisa ser um matemático para fazer as contas:

Pela pesquisa Ibope, a soma dos votos válidos (excluindo brancos e nulos) aponta Rosalba com 54% dos votos válidos. Iberê tem 33%, Carlos Eduardo 10% e outros 2%.

33 + 10 + 2 = 45. Portanto 54 – 45 = 9.

Mesmo colocando a margem de erro para menos no percentual de Rosalba Ciarlini ela tem 6% de vantagem sobre os demais candidatos segundo Ibope.

Existe a possibilidade de haver segundo turno? Sim! Se os números do Ibope estiverem fora da realidade ou se um fato bombástico aconteça a favor do candidato Iberê Ferreira de Sousa.

Nenhum comentário: