PÁGINA INICIAL NOME DA CASA NOME DA CASA NOME DA CASA NOME DA CASA NOME DA CASA

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Nota de repúdio sobre declarações de Rosalba Ciarlini

No comício que realizou em Alexandria, Rosalba Ciarlini citou pela primeira vez a sua luta pela implantação dos IFs no Rio Grande do Norte.

Recentemente em seu programa eleitoral, a afirmação da senadora causou reações, como a nota a imprensa feita por alunos e professores do IFRN.

“Alunos, professores e servidores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgaram, nesta terça-feira (21), uma nota de repúdio contra a senadora Rosalba Ciarlini, candidata do DEM ao Governo do Estado, classificando como “falsa e oportunista” a declaração dela, feita em seu programa eleitoral, em que se diz responsável pela implantação de 12 novos IFRNs (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) no interior do Estado.

A nota foi divulgada na imprensa de Natal e é assinada pelo SINASEFE-Seção Sindical Natal (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), pela Associação dos Servidores do IFRN (ASIF), pelo Grêmio Estudantil Djalma Maranhão, pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) do IFRN e pelo Centro Acadêmico da TADS.

No documento, as entidades afirmam “repudiar as declarações da candidata do DEM”, acrescentando que a mesma utiliza um “discurso extremamente oportunista”, que “não condiz com a verdade dos fatos”.
As entidades argumentam que Rosalba assumiu a vaga de senadora somente em 2007, “quando toda a expansão da rede profissional já estava pensada, discutida no Congresso Nacional e, inclusive, implementada”. Por isso, sustentam que a candidata do DEM “não teve protagonismo nenhum nesta ação”.

“Temos o dever de esclarecer que o programa de expansão da educação profissional federal iniciou-se em 2004, após o Congresso Nacional alterar o Decreto nº 2208/97. Já em 2007, tivemos a inauguração das Unidades Educacionais de Ipanguaçu, Currais Novos e Zona Norte de Natal. Em 2007, foi iniciada a segunda fase da expansão, com a construção de mais 6 unidades educacionais (Apodi, Caicó, João Câmara, Macau, Santa Cruz e Pau dos Ferros)”, registram as entidades representativas em outro trecho da nota.

Rosalba responde que aqueles que duvidam pesquisem no site do Congresso. O jornalista César Santos, no jornal DeFato provoca:

Onda de ataques
Sindicatos ligados ao PT se uniram ao governador Iberê Ferreira (PSB) na onda de ataques à candidata Rosalba Ciarlini (DEM). Ontem, emitiu nota classificando como “falsa” a declaração feita por Rosalba que lutou pela implantação de 12 unidades do Instituto Federal (IF) no Rio Grande do Norte. A entidade sequer checou informação para embasar os ataques, deixando claro que o único objetivo é desqualificar a senadora democrata.

A verdade
Rosalba Ciarlini rebateu as críticas em forma de prestação de contas. Apresentou cópias dos projetos de lei de sua autoria para instalação dos IFs nos municípios de Lajes, Nova Cruz, Umarizal, Ceará-Mirim, Goianinha, São Paulo do Potengi, Macaíba, Assú, Alexandria, Jucurutu e Canguaretama. A senadora aconselhou os líderes do movimento sindical a consultar o site do Senado, antes de optar por agressões.

Nenhum comentário: