O Brasil atingiu no início da tarde desta segunda-feira a marca de R$ 700 bilhões arrecadados em impostos em 2010, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o IBPT. O cálculo é do Impostômetro, ferramenta eletrônica que calcula em tempo real o valor arrecadado pelos governos federal, estaduais e municipais. Foi a melhor marca já atingida pelo Impostômetro para o mês desde a sua criação, em 20 de abril de 2005. No ano passado, a arrecadação de R$ 700 bilhões foi batida somente em 4 de setembro, 40 dias mais tarde.
Na avaliação do instituto, a arrecadação recorde significa que o governo deve manter a política de incentivos fiscais para estimular o consumo.
"Desde o ano passado, nós fazemos essa leitura de que a decisão do governo de diminuir a alíquota de determinados produtos resultou em um fomento ao consumo. Consequentemente, houve mais arrecadação sobre esses produtos e não uma perda, como alguns acreditavam que aconteceria", disse a diretora do instituto, Letícia do Amaral.
(Fonte: O Globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário