sábado, 20 de fevereiro de 2010

Uma boa idéia

Recebo um artigo do amigo Alvibar Pedrosa sobre a decisão do Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rafael Lima, da cidade Garanhuns/PE.

Uma lei federal e outra estadual que normalizam e proíbem a emissão de sons em volume excessivo próximo a locais como hospitais, escolas, tribunais e igrejas já existem. A proposta da Prefeitura de Garanhuns é contemplar peculiaridades da região com a aplicação da lei municipal que normaliza a emissão de sons em determinadas áreas da cidade, começará a aplicar multas entre R$ 100 e R$ 200 aos infratores.

A multa para quem desrespeitar a nova determinação é definida a partir do volume do som. Segundo Rafael Lima, em caso de reincidência, o infrator será obrigado a pagar o dobro do valor da multa.

Na terrinha

Nos bares e congêneres chega a ser insuportável tal abuso. É que alguns usam equipamentos iguais aos de paredões som, entram em competição ou abusam do volume alto causando transtorno até para aqueles que se encontram em outros ambientes. Às vezes entram na ridícula competição de quem tem o melhor som.

A polícia já tentou coibir, mas alguns sempre desobedecem. É a polícia se ausentar e o controle de longo alcance funciona, acionando o volume sempre para cima. Sem contar que a grande maioria usa músicas que ferem não só a audição, mas o bom gosto.

Nenhum comentário: