sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Enganados com o próprio dinheirinho

Certa vez eu postei aqui que a carga tributária era uma perversidade nesse país e que os pobres eram enganados porque recebiam uma fatia do que pagavam ao governo e ainda elogiavam esse mesmo governo pelas esmolas.

O que eu postei e não é segredo para ninguém, está comprovado através de um estudo da Organização das Nações Unidas (ver matéria).

“Enquanto a camada mais pobre da população paga o equivalente de 46% de sua renda em impostos indiretos, a camada mais rica destina apenas 16%. Outra constatação é de que os impostos coletados no campo representam apenas 0,01% do PIB, apesar da concentração de terras”.

Está vendo a disparidade? Então está comprovado que os programas sociais como o Bolsa Família são um pequeno retorno em forma ESMOLAS para os pobres pelo o que eles já pagam de impostos indiretos.

É Claro no governo do PT, pelo menos esses programas foram ampliados e outros criados. Mas pelo que alardeiam os governistas, na verdade enquanto não for feita uma reforma tributária decente, os programas não passam de Bolsa Voto.

Com uma reforma tributária decente o pobre poderia consumir quase o dobro do que consome hoje com o mesmo salário, mas o governo não teria a arrecadação para bancar esses programas sociais que não tiram ninguém da margem de pobreza como o estudo afirma, além de viciar o cidadão ao ostracismo.

Houve tempo suficiente para se fazer a reforma tributária, a própria popularidade do presidente (também a custa desses programas sociais) lhe dava aval para derrotar os oposicionistas. Mas claro, é preferível enganar essa população assistida que não sabe que estão recebendo uma fatia do que pagaram de impostos e ainda servem de instrumento de populismo.

Nenhum comentário: