segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O que está havendo com a Petrobrás?

A possível redução nas cotas para publicidade que pode até tirar o patrocínio do Flamengo (ver matéria), devido a crise internacional, deixa também o mercado de publicidade em polvorosa.

A Petrobrás, bem que poderia cortar o patrocínio que tem com o River Plate da argentina e continuar a patrocinar a equipe brasileira, afinal ela é nossa ou não é?

O governo gastou milhões para anunciar aos brasileiros e ao mundo que a empresa se tornara auto-suficiente na extração de petróleo, como se isso fosse trazer grandes vantagens para os consumidores. Temos um combustível vendido entre os mais caros do mundo. O barril de petróleo caiu de preço em quase 50% e o preço dos combustíveis continuam estáveis.

Hoje a Petrobrás pede dinheiro emprestado a Caixa Econômica Federal e anuncia cortes drásticos na verba de publicidade. Alguém poderia me explicar por quê?

Certa vez em conversa com um amigo petista, ele dizia que o motivo era o preço alto que Petrobrás pagava para o refino no exterior. Ora, somos auto-suficientes e não temos como refinar o nosso petróleo? Sem contar a política do mais forte, estado como Pernambuco que não extrai uma gota de petróleo tem três refinarias e um dos maiores produtores do ouro negro – o Rio Grande do Norte – agora é que foi beneficiado com uma mini-refinaria.

Quem souber explicar esteja a vontade. Para mim tudo continua como dantes no quartel de Abrantes.

Nenhum comentário: