sábado, 31 de maio de 2008

TSE pode decidir negar registro a candidatos com "ficha suja"

“É possível o registro de candidato que responda a processo criminal, ação de improbidade administrativa ou ação civil pública, ainda que sem decisão condenatória definitiva e mesmo não havendo disciplina normativa a respeito?” Essa foi uma consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dos deputados que compõem a Comissão de Constituição e Justiça (SSJ) da Câmara.

O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, já havia adiantado que o assunto deveria ser discutido no tribunal antes das eleições deste ano. Essa polêmica recorrente foi levantada novamente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, que promete negar o registro de candidaturas para políticos que tenha ficha corrida na Justiça. O TRE do Rio Grande do Norte também deu orientações semelhante aos juízes das zonas eleitorais do Estado.

De qualquer forma, já adiantou o presidente do TSE, o assunto fatalmente chegará ao Supremo Tribunal Federal (STF), a quem caberá a palavra final. Não há prazo para que os ministros do TSE respondam a consulta.Tribuna do Norte.

(Fonte: Tribuna)

Nenhum comentário: