quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Arrecadação do RN supera a média nacional


Estudo da Revista Conjuntura Econômica, edita pelo Etene e divulgada ontem, aponta que a arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS) da região Nordeste continua a crescer acima da média nacional. Segundo levantamento realizado pelo órgão do Banco do Nordeste, a arrecadação nordestina cresceu 11,6% no semestre, enquanto a do País como um todo aumentou 10,6%.
O Rio Grande do Norte teve um crescimento de 14%, influenciado pelo setor primário (54,1%), terciário (15,7%) e energia (45,5%), que juntos responderam por quase 70% da arrecadação do estado. O crescimento registrado no estado ficou acima das médias nacional e regional, se destacando como o quarto maior da região, atrás dos alcançados em Sergipe (19,1%), Maranhão (15,8%) e Ceará (14,5%).
O pesquisador do Etene, Ricardo Vidal, faz uma relação entre a arrecadação do tributo e o PIB. “Se a relação entre a arrecadação do ICMS do Nordeste e do Brasil é uma aproximação aceitável da relação entre o PIB do Nordeste e do Brasil, espera-se que a Região continue a apresentar um crescimento em seu PIB um pouco maior que o crescimento do PIB brasileiro”, afirma. A expectativa é que a arrecadação deste imposto na Região cresça acima de 4,5%, em termos reais, ao final de 2012.
(Tribuna do Norte)
Do Blog: E o governo do estado teve que recorrer ao Banco do Brasil para pagar os servidores. Dá pra entender?

Nenhum comentário: