sexta-feira, 8 de junho de 2012

Secretário de Saúde Fabiano Cardoso envia ofício a Câmara esclarecendo procedimentos ambulatoriais de média complexidade


Para entender o post, veja matéria no site arquivovip.com. Clique AQUI.

Por quatro vezes o Secretário de Saúde, Fabiano Cardoso, citou o arquivovip.com, com relação ao que disse o vereador Carlinhos Sarmento quanto da sua convocação para prestar esclarecimentos sobre os recursos do SUS.

Em uma delas, o secretário citou um trecho da matéria sobre a prestação de esclarecimentos que foi uma opinião da administração do site.

Veja:
Depois que o Centro de Imagem Elizabete Dantas (CIED) suspendeu e realização de exames e consultas pelo SUS, os pacientes do município vem sofrendo com a falta dos serviços básicos de atendimento.

Assim se pronunciou o secretário sobre o trecho:
...a Secretaria de Saúde não tinha e nem tem relação com o prestador supracitado (CIED). A relação do município é com a Maternidade Joaquina Queiroz, que presta atendimentos hospitalares e que em 9 de março do corrente deixou de prestar os serviços ambulatoriais.

Por falta de documentos e de conhecimentos mais detalhados sobre essa problemática dos recursos do SUS e a sua aplicação, não vamos discernir sobre o assunto. Vamos esperar o pronunciamento do secretário na Câmara de Vereadores. Mesmo enviando um ofício antecedendo alguns pontos, o vereador Carlinhos Sarmento voltou a confirmar o desejo de uma nova convocação do secretário que foi acatado pelos demais colegas presentes a sessão passada.

Quanto ao vínculo da secretaria de saúde com o Centro de Imagem Elizabete Dantas – CIED, o administrador do Centro, Berguindo, assegura que tinha. Inclusive solicitações de atendimentos assinadas pelo próprio secretário, que assumiu a pasta no segundo semestre de 2011.

Inclusive, o administrador do CIED, afirmou que ainda existem dívidas a serem quitadas do mês de março e um resto de abril.

Também não tenho conhecimento se a relação do município era com Maternidade Joaquina Queiroz e essa repassava ao CIED. Até porque a Maternidade não tinha estrutura suficiente para realizar uma gama de exames que eram feitas no Centro.

Não sei o que houve entre o CIED e a Secretaria de Saúde para esse rompimento. O certo é que depois de encerrado os atendimentos a população necessitada está muito a desejar.

Nenhum comentário: