quarta-feira, 9 de maio de 2012

E por falar em saúde


O vereador Gil Fábio, na sessão de ontem da Câmara de Vereadores, disse que a saúde no município está uma vergonha. “O SUS por aqui não existe mais”, argumentou.

O vereador tem razão. O CIED (Centro de Imagem Elizabete Dantas), que era referência em atendimento, não é mais. O Centro agora só atende diante de contrato com prefeituras.

Segundo Berguinho, diretor daquela instituição, não compensa mais contratar profissionais a peso de ouro para realizar consultas. O SUS paga menos de dez reais por algumas consultas. “Estávamos tirando de um canto para tapar o buraco deixando por essas consultas”, disse.

É bem verdade que o SUS nesse país é bonito só no papel, na prática é um desastre. Mas, o blog tomou conhecimento que existe também uma queda de braço feia entre o administrador do CIED e o prefeito Alberto Patrício. Antes o dinheiro das consultas e exames de média e alta complexidade vinha direto da Secretaria Estadual de Saúde, agora passa pelo município.

Como as duas Casas de Saúde não dispõem de equipamentos para realização de uma gama de exames, a exemplo do CIED, o município deverá perder recursos (que não são suficientes para atender a demanda), mas pacientes de outros municípios deixam de ser atendidos pelo SUS em Alexandria e pacientes locais terão que se deslocar a outros centros.

A verdade é que o CIED que era o centro de referência pelo SUS na região do Alto Oeste, agora só atende através de contrato com prefeituras e particular.

Nenhum comentário: