quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

As bandas do Carnaval Tradição: As mesmas críticas

Nos últimos anos os foliões denotam o mesmo descontentamento com as bandas que formam a grade de programação do Carnaval Tradição de Alexandria.

Este ano, mais uma vez, as bandas foram fracas e não disseram a que veio.

O carnaval superou as expectativas. Mas não se iludam, teve um público menor do que o ano passado e somente a tradição não vai segurar os foliões nos anos seguintes. A estrutura física já não é lá grande coisa. Apenas algumas pousadas (com o mínimo de conforto) abrigam os visitantes, serviço de bar e restaurante a desejar. Resta que a organização contrate bandas de, no mínimo, de nível intermediário.

Sabemos que a situação econômica vivida pelo município atualmente não permitia isso, mas, convenhamos que nos últimos anos o evento vem caindo por conta dessa falta de planejamento.

Eu ouvi de um representante do principal e mais antigo bloco do Carnaval Tradição, que o Fuxico poderá até não sair no próximo ano. Isso será um grande abalo.

Outro ponto a ser visto, é concernente a algumas bandas de forró que são contratadas a preços baixos, mas que fazem parte do pacote apresentado por promotores de eventos e tocam em até três carnavais distintos por noite, onde as vésperas do carnaval reformulam e passam a enganar o público com um repertório antigo, manjado. Um tapa buraco. As prefeituras, que organizam os carnavais de rua com o dinheiro do contribuinte, deveriam, no mínimo, exigir que essas bandas apresentassem um show de melhor qualidade.

É bom lembrar também, que este ano, outros municípios que realizam o carnaval não apresentaram grandes bandas, a exemplo de Tenente Ananias e Catolé do Rocha, embora que este último bastante superior a Alexandria, principalmente porque a grade apresentava três bandas por noite.

É preciso repensar o carnaval de Alexandria. Pode esperar que esse vai ser um dos pontos explorados nos Planos de Governo dos candidatos a prefeitos de Alexandria. Mas, nada será mudado se o carnaval não for planejado com antecedência. A tradição poderá morrer se continuar sendo pensado de última hora com a velha desculpa da falta de recursos e o falso engodo de um dos melhores carnavais do Estado.

Nenhum comentário: