segunda-feira, 13 de junho de 2011

Muitos elogios a FHC

“Acadêmico inovador”, “político habilidoso. O presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica”.

Você daria um palpite de quem partiu esses elogios ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso? Se eu disser que foi da presidente Dilma Rousseff?

Pois bem, a matéria é da Folha de São Paulo.

A mensagem foi publicada ontem em site especial criado para comemorar os 80 anos de FHC, que faz aniversário no próximo sábado.

No texto, Dilma diz que o tucano acredita no “diálogo como força motriz da política”, “foi essencial para a consolidação da democracia brasileira” e luta por seus ideais “até os dias de hoje”.

“Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas justamente por isso maior é a minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias.”

A presidente também elogiou FHC por ter sido o primeiro antecessor desde Juscelino Kubitschek a entregar a faixa a um político oposicionista também eleito.
E despediu-se chamando o adversário de “querido presidente” e transmitindo-lhe um “afetuoso abraço”.

Dilma conviveu com FHC em 2002, quando integrou a equipe de transição montada pelo então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

O tom elogioso da carta de Dilma contrasta com a relação conflituosa entre Lula e FHC. Enquanto ocupou o Palácio do Planalto, o petista acusou o antecessor de deixar uma “herança maldita”.

Em abril, o acusou de querer “esquecer o povão”, após o tucano defender que a oposição se volte para a “nova classe média”. FHC se irritou e desafiou Lula a disputar uma nova eleição contra ele.

Além da carta de Dilma, o site comemorativo reúne depoimentos elogiosos de políticos brasileiros e estrangeiros, como Bill Clinton e Tony Blair, ex-ministros, empresários e celebridades como Roberto Carlos, Paulo Coelho e o ex-jogador Ronaldo.

Do blog: Acho que a mensagem tem também um recado da presidente que não aceita mais interferência direta de Lula em seu governo, mesmo uma pesquisa mostrando que 64% dos brasileiros preferem que Lula intervenha no atual governo.

A saída de Palocci da Casa Civil, não foi do agrado do ex-presidente Lula.

Nenhum comentário: