PÁGINA INICIAL NOME DA CASA NOME DA CASA NOME DA CASA NOME DA CASA NOME DA CASA

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Copa 2014: Ministério do Esporte tentou esconder dados oficiais de despesas, alerta TCU

Ao contrário do que tem discursado nos últimos dias, tentando desmentir a imprensa depois da repercussão negativa de uma entrevista do ministro do Esporte, Orlando Silva, o governo federal, cogitou, de fato, esconder informações de gastos da Copa do Mundo de 2014. A proposta foi citada no relatório de monitoramento do Tribunal de Contas da União (TCU), aprovado no último dia 15 de junho, pelo Plenário da Casa.

A prevalecer a vontade ministerial, o risco é a repetição do ocorrido nos Jogos Pan-Americanos de 2007, quando a União acabou por assumir mais de 60% dos gastos totais do evento, que fecharam a conta em R$ 3,6 bilhões. Sobre a proposta do Ministério do Esporte, Valmir Campelo alertou que tal entendimento “gera riscos para a execução do evento”. Segundo ele, pode se elevar os custos anteriormente planejados e “corre-se o risco de a União ser demandada a arcar com esses custos adicionais em face de possível alegação de incapacidade dos estados e municípios para cumprirem os compromissos.”

Alerta
Diante da gravidade da preparação da Copa 2014, em que nem sequer a Matriz de Responsabilidade está concluída, o ministro relator do TCU decidiu alertar as autoridades governamentais sobre a gravidade da situação, a três anos do Campeonato Mundial de Futebol.

Nenhum comentário: