sábado, 7 de novembro de 2009

O Mural

É uma das páginas mais acessadas do site arquivovip.com. Como o nome sugere, o espaço é para ser usado para recados breves, pequenas mensagens, notas de interesse coletivo.

A verdade é que alguns usam o espaço como arma para atingir os seus desafetos, para politicagem rasteira e para gerar polêmicas desnecessárias. A grande maioria nem se identifica. São pessoas sem cara, sem voz, sem vez.

Certo dia um amigo que reside fora, me disse que pelo mural do site, dar a entender que a população alexandriense, ou os que visitam o site, é formada por pessoas medíocres e covardes. Não tive alternativa a não ser concordar.

Certo dia chegou um recado da Central do Cidadão de uma pessoa que se identificou como “alguém” para a família de João Benício, expressando a sua admiração pelo colega de trabalho e enviando os pêsames a família pela sua morte. O que podemos esperar de uma cidadã (o) que se esconde até para confortar ou elogiar?

Ultimamente uma pessoas que se diz professora se denominou de Lili Carabina, para cobrar reivindicações. O que podemos esperar de uma educação onde uma professora (que deveria dar exemplo) usa desse expediente? Mesmo estando certa em seus argumentos perdeu o respeito e o caráter e, muito mais que isso, denigre a própria categoria.

O pior de tudo é alguém, covardemente, se esconder atrás de um pseudônimo para agredir, reivindicar direitos e querer ser ouvido. Até entendo que alguns possam ter seu motivos. Mas o que dizer de um fantasma desse?

De: Povo ... Para: J.Gomes... Excelentissimo senhor...Uma pergunta q todos gostariam de saber a resposta...Por que os recados deixados com reclamações a Central do Cidadão e Banco do Brasil não são expostos a esse site??? Se isso e um mural dedicado ao povo, então era pra ter todas as coisas e dizem respeito a nossa cidade e as arbitrariedades que nela ocorrem... Pesso que exponha esse recado com uma resposta para o povo que quer tanto saber!!!

E olha que o fantasma ainda se denomina de povo e exige em nome das arbitrariedades que acontecem na cidade. Senhor “Povo”, e para os demais que usam desse expediente escuso, existe um E-mail para envio de mensagens onde seja para denunciar entidades ou pessoas ou tecer acusações a quem quer que seja: arquivovip@uol.com.br. Deixe o seu telefone e pode mandar brasa. Só não aceitamos baixaria ou pornografia. Mas primeiro seja alguém para ter voz e vez.

Várias pessoas conversam sobre o mural, dão sugestões. Alguém são adeptos ao bloqueio de qualquer mensagem que não seja de interesse coletivo. Ou seja, uma filtragem geral. Eu não concordo porque acho que até os menos afortunados no quesito educação podem e devem participar. Se é um mural, o espaço é de todos, nós é que precisamos buscar filtrar, na nossa leitura, o aquilo que achamos que nos enriquece. Afinal o mural é uma das páginas mais acessadas do site. Espero é que se conscientizem e passem a ter nome, porque isso faz parte da civilidade e consciência de homens livres e responsáveis com o papel que desempenham na socialmente.

Nenhum comentário: