sexta-feira, 22 de maio de 2009

Os dois “mosqueteiros” da Estação

A velha Estação vinha fechada a alguns anos antes, e até a energia foi cortada. No período em que eu assumia a direção da antiga Rádio Tapuyo de Alexandria, fiz vários comentários sobre o descaso daquele patrimônio cultural. Foi quando eu fui procurado por dois “mosqueteiros” – me permitam usar o termo, pois assim os considero – da velha Estação: Teco e Aldeci da Veste Bem.

Eles me mostraram uma carta que haviam recebido da direção da rede em Recife, dando plenos poderes a Teco para usar o espaço. Ofereci todo o meu apoio porque senti o interesse dos dois em lutar para que aquele o prédio não fosse destruído pelo tempo.

Eles religaram a energia, recuperaram a estrutura física, abriram um dos espaços para uma academia de ginástica e Aldeci ocupou o outro com uma serigrafia. Nada mais justo, já que eles tiravam do bolso o dinheiro para mantê-la aberta e conservada. Talvez se não fossem os dois, a Estação nem mais existisse, pois não houve interesse de nenhum administrador em aproveitar o único símbolo da passagem de uma via férrea pelo Município.

No início da administração do prefeito Alberto Patrício (no seu primeiro mandato) o então secretário de Cultura, Meio Ambiente, Turismo e Cidadania, George Veras, instalou a secretaria no local, dotada também de uma Biblioteca e a uma Sala Verde, onde até hoje funciona.

Desde o tempo de George Veras, que acontecem muitos eventos culturais no local, além abrir espaço para exposições de artesanato, pintura e outras. Até hoje funciona diariamente, de segunda a sexta-feira. No outro anexo, a Veste Bem, do amigo Aldeci.

Nenhum comentário: