quinta-feira, 5 de março de 2009

Sintetizando a trama

Por trás das cortinas Renan Calheiros articulou a eleição de José Sarney a presidência do Congresso, trocou as peças certas e deu uma rasteira no PT, que queria a Comissão de Infra-estrutura do Senado.

Volta à cena um velho conhecido da política brasileira: o ex-presidente Fernando Collor de Melo, que venceu a petista Ideli Salvatti na referida comissão, uma das mais importantes, pois por lá passa o dinheiro do PAC.

Análise do blog:

O PT deu corda e poder ao PMDB, que por sua vez deu o laço e colocou no pescoço do governo.

Tudo tramado por políticos aliados, que antes de chegar ao poder o PT abominava. A raposa velha José Sarney, Renan Calheiros que perdeu a presidência do Senado acusado de receber propina de empreiteiras e Fernando Collor, figurinha morta no cenário político nacional depois do impeachment e que agora cobrou o preço por seu partido, o PTB, ter apoiado Sarney para presidência do Congresso. Assume a Comissão de Infra-estrutura onde passa o dinheiro do PAC, uma grande alavanca para a campanha da pré-candidata Dilma Rousseff.

O que fazer? Abrir mais espaços para o PMDB e aliados ou buscar apoio no PSDB e DEM? Quem diria...

Parece que o PT subestimou as velhas serpentes da política brasileira. Antes de ser governo esmagava a cabeça das cobras velhas, quando governo criou um ninho de serpentes e se deitou em berço esplendido.

Resta saber se aprendeu a criar um antídoto ou se vai continuar alimentando as cobrinhas famintas.

Nenhum comentário: