
“Prezado jornalista. Quisera uma verbinha aquinhoada numa lei de incentivo para realizar meu primeiro documentário ou quem sabe um curta. Seria um roteiro adaptado da prática política provinciana, como você vive dizendo. Pra mostrar o samba dos branquelos doidos.
Já tenho até o título para garantir uma assistência, meu filme se chamará Eu Vi o Que Vocês Fizeram na Eleição Passada. Participações especiais de Wilma de Faria, Garibaldi Filho, Fátima Bezerra, Carlos Eduardo e Henrique Eduardo.
O filme começa com o senador do PMDB acordando de um pesadelo, completamente molhado de suor e assombrado com um sonho terrível. Seu primo Henrique corre para acalmá-lo. Garibaldi estava sonhando com a apuração de 2006 e a festa de Wilma.
O primo consola e diz que aquilo é só um sonho ruim, mas que já passou, já passou. Lembra que hoje ele está por cima da carne seca e que ele, o Henrique, já preparou o almoço desse ano com a presença de Wilma na mesa deles.
Retomado do pesadelo, Garibaldi sorrir e se levanta tranqüilo. Diz que o almoço de 2008 com Wilma pode dar um excelente jantar em 2010. Garibaldi completa: “e adivinhe que vem para jantar conosco?” Antes que Henrique pisque, ele informa: “Tata”.
O outro primo, prefeito, traz para a comilança uma corriola de petistas, todos amiguinhos de Wilma e que em 2006 não gostavam de Garibaldi e Henrique, mas hoje até acham os primos mais simpáticos que a governadora.
Todos começam a botar os talheres na mesa, a escolher os pratos, quando de repente começam as assombrações. Bilhetinhos aparecem com o aviso “eu vi o que vocês fizeram na eleição passada”. Todos se entreolham. Um petista avisa: “ah, o povo nem vai lembrar”.
A TV da sala liga sozinha, as luzes se apagam. Carlos Eduardo se abraça a Garibaldi, Fernando Mineiro senta no colo de Wilma, Fátima se esconde atrás de Henrique. Na tela surgem imagens da campanha de 2006, com wilmistas criticando Garibaldi, garibaldistas detonando Wilma.
Seguem-se cenas de sustos, imagens do horário gratuito passado, recortes de jornal, tudo com os discursos da eleição pregressa, o povo do PT batendo no governo do PMDB, militantes do PSB fazendo acusações ao pessoal de Garibaldi e Henrique.
O filme encerra com uma passeata de Wilma, uma carta de Carlos Eduardo espinafrando a família, vereadores petistas acusando o prefeito, assessores de Garibaldi ao lado de agripinistas, esculhambando a governadora eleita, tudo isso antes de
Nenhum comentário:
Postar um comentário