quarta-feira, 26 de março de 2008

Governo quer renegociar R$ 56 bi de dívidas do setor rural

Uma proposta preliminar que contempla a renegociação de R$ 56 bilhões de dívidas agrícolas foi apresentada nesta terça-feira, a deputados e senadores, pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega; da Agricultura, Reinhold Stephanes; da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Entre mais de cem pontos, destacam-se a diminuição do saldo devedor, a redução de encargos, a concessão de prazo adicional para pagamentos, a redução das taxas de juros e o aumento do prazo de carência das dívidas.

Na quinta-feira (27), técnicos do governo, do Senado e da Câmara vão discutir os aspectos técnicos do texto, e a proposta final só deve ser apresentada na segunda-feira (31), em nova reunião no Ministério da Agricultura.

As sugestões apresentadas pelo governo estão dividas em dois grupos -agricultura familiar e empresarial -, porque o Executivo considera que cada um desses setores tem as suas necessidades específicas.

O ministro Reinhold Stephanes disse que a proposta ainda será melhorada. "Alguns pontos têm de ser ajustados; não vamos conseguir elaborar um projeto que satisfaça a todos, mas ele precisa estruturar a dívida, ou pelo menos resolver de 70 a 80% do endividamento. Questões pontuais terão de ficar para um debate seguinte ou até para outro projeto", explicou.

Nenhum comentário: