sexta-feira, 16 de novembro de 2007

DO BLOG

O padre Neto e comissão organizadora da festa de N. Sra. da Conceição têm o nosso total apoio. Inclusive o site arquivovip.com e o blog vão divulgar e cobrir essa festa que promete ser a maior de Alexandria.

Promessas para isso existem, basta vermos a integração das pessoas, a elaboração da programação e a sustentabilidade de eventos anteriores como a Semana Missionária, que se constituiu em um grande encontro religioso com a integração da comunidade católica.

Há anos que se ouvem críticas sobre a não participação ativa da população na festa, da ausência de pessoas das comunidades circunvizinhas, dos filhos ausentes, fazendo com que a cada ano a festa da padroeira que foi tradicional em Alexandria perdesse entusiasmo e brilho.

Mirem-se no exemplo de cidades como Marcelino Vieira e Encanto. Outros centros como Juazeiro e Aparecida que têm se desenvolvido assustadoramente com o fluxo turístico religioso. Quem ganha com isso não é só a comunidade católica é a cidade como um todo. Voltando a citar Marcelino Vieira, a cidade poderá ganhar a maior estátua do mundo (Stº Antônio) e entrar para o Guines Book e se tornar o maior centro turístico religioso da região.

Não sejamos radicais demais, apoiemos por completo esse evento sócio-religioso que está sendo planejado para ser a abertura preparatória para que se torne grandioso, o que corresponderá um acréscimo substancial no nosso calendário de eventos cultural e religioso. Aqueles que não concordam com a realização de festas como a de Saia Rodada, que por si só já será a festa do ano no município, que participem das serestas tradicionais, dos jantares e encontros com amigos. Mas sejamos acima de tudo um elemento a somar, porque quem ganha com isso é Alexandria. A verdade é que eu desconheço qualquer festa de Padroeiro que tenha o seu destaque sem uma programação social forte e destacada. Repito: Quem ganha com isso não é só a comunidade católica é acidade como um todo.

Nenhum comentário: