segunda-feira, 16 de março de 2009

Ceifando vidas

Não é de agora que muitas vidas têm sido ceifadas por acidentes provocados por animais na pista, comumente com jumentos e gado.

Os jumentos são hoje um estorvo quando soltos no perímetro urbano e muitos administradores para se livrarem do problema transportam esses animais e os soltam em RN’s e BR’s, passando, temporariamente, o problema adiante.

O problema se agrava mais ainda com alguns criadores que soltam os animais nas estradas para se alimentarem do mato que cresse nas laterais das pistas. Sem os responsáveis cuidando destes animais os acidentes são inevitáveis. E quando os mesmos acontecem, os donos dos animais desaparecem misteriosamente.

Outro agravante verificado e sem nenhuma fiscalização, são alguns donos de propriedades as margens das estradas que avançam suas cercas a pouco menos de três metros do asfalto, limitando a margem que, por lei, deve ser de 15 metros a contar da lista que divisa o asfalto da mão e contramão.

Outro agravante é o mato que toma de conta das margens das estradas. Em muitos trechos os ramos invadem a pista, tirando a visão do motorista, principalmente nas curvas. Alguns administradores limpam as margens das estradas, outros não dão importância, e no período de inverno os cuidados devem ser redobrados, devido a rapidez com que o mato cresse.

Nenhum comentário: