quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Sobre Natal sediar jogos da copa

A Copa do Mundo é o maior evento esportivo do planeta, quanto a isso não se discute. E a copa de 2014, realizada no Brasil, é um sonho depois da de 59 anos.

O post de ontem (abaixo) neste blog, chamou a atenção de webleitores que discordaram da “besteira patrocinada com dinheiro público”. Não quis me referir à Copa, mas o que está sendo gasto pelo Estado (cerca de R$ 3,6 milhões) para se montar um projeto para apresentar a FIFA e dotar a cidade do Natal de ser uma das 12 sedes da Copa.

O projeto é lindo. Mas, por si só não credencia a uma vaga. O Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curituba, Florianópolis, Salvado, Recife e Curitiba, totalizando 10 cidades, dificilmente deixaram de ser sedes.

Restam apenas 2 sedes para serem escolhidas entre Goiânia, Campo Grande, Cuibá, Rio Branco, Manaus, Belém, Fortaleza e Natal.

Além de levarmos em consideração que não só a estrutura de estádio, mas, principalmente uma série de fatores de infra-estrutura que capacite à cidade, a coisa rola nos bastidores com quem tem mais força política. Basta ver que o presidente da FIFA Joseph Blatter disse que a CBF terá influência decisiva na escolha das sedes como na organização do evento.

Eu duvido (espero até queimar a minha língua) que o nordeste tenha mais de três sedes e caso isso ocorra, Fortaleza fique de fora, perdendo para Natal.

Espero que eu esteja errado. Assim, quem sabe, poderia realizar o sonho de assistir um jogo de Copa do Mundo, e os R$ 3,6 milhões investido no projeto tenha valido a pena. Porque esse dinheiro daria para tapar muitos buracos nas nossas rodovias, principalmente os estragos causados pelas chuvas do último inverno.

Nenhum comentário: