quinta-feira, 29 de novembro de 2007

EU TAMBÉM QUERO OPINAR

Visitando o mural do site arquivovip.com, observei que se intensificaram as notas referentes à mudança do nome da Av. 13 de Maio. Uns contrarios ao Projeto de Lei de autoria do vereador Chiquinho Pires e outros a favor.

Ontem eu estava gravando imagens de algumas casas comerciais na cidade para divulgação em um telão da festa da Padroeira de Alexandria e em um deles (comércio), ouvi uma conversa de um Senhor que se mostrava contra a mudança de nome, perguntando quem iria pagar a conta, se o prefeito ou a população. Acho que se referia aos possíveis problemas para os moradores do referido endereço. A conversa foi mais além e falou-se que já havia boatos de que o nome da cidade também seria mudado.

Isso já ocorreu. Quando a vila passou a cidade, em 1930, recebeu o nome de João Pessoa, homenagem ao paraibano mártir da revolução do mesmo ano. Foi uma justa homenagem? Sem sombra de dúvida. Mas, felizmente, usaram o bom senso e em 1936 fizeram voltar o nome da cidade para Alexandria, uma justa homenagem a Alexandrina Barreto, alexandriense casada com o Governador do Estado, Joaquim Ferreira Chaves. Não acredito que algum alexandriense, hoje, discorde dessa mudança de nome feita há 71 anos.

A Av. 13 de Maio, iniciando no bairro do Cascalho e findando no Alto Boa Vista, é a maior da cidade e a segunda mais importante, perdendo apenas para a principal, a Av. Dr. Gregório de Paiva. Sem querer desmerecer a data 13 de maio, sou da opinião de que uma avenida tão importante receba o nome de José Patrício de Figueiredo Neto, o Zuca Patrício, um alexandriense importante que dispensa apresentação.

Respeito as opiniões contrárias, só não posso respeitar que elas transformem esse ato (que parece ter sido consumado na Câmara municipal) como um fato danoso para nossa história, para Alexandria. Principalmente envolver a população em invencionices que supostamente prejudicariam os moradores do referido endereço. Isso pode deixar caracterizado um ato político partidário.

Nenhum comentário: