domingo, 29 de abril de 2007

O LANÇAMENTO
A sociedade alexandriense foi ao Arca Clube, ontem à noite, beber de uma nova fonte de conhecimento da história da terra Natal. Representantes de cidades que se desmembraram da terra da barriguda e figuram no livro “Alexandria – Retratos de Uma História”, o prefeito de Pilões, Augusto Aquino, de João Dias, Paulo de Tarso, estavam presentes ao momento em que Alexandria ganhou a perpetuação de sua história. Amigos de Luis Gomes, Natal, Bom Sucesso – PB e outras localidades, também prestigiaram o grande encontro cultural.

APRESENTAÇÃO
A apresentação do autor da obra foi feita pelo escritor, poeta e intelectual, Napoleão Veras. “Estávamos dividindo um presente que não vem embrulhado em papel colorido, único. Ele vem dividido em três fases: passado, presente e futuro. O presente que George está oferecendo para Alexandria vai ser desfrutado até para os que ainda vão nascer” – assim iniciou a sua fala.

O AUTOR
George Veras arrancou a atenção silenciosa da grande platéia presente quando disse que aquele era um dos dias mais importantes da sua vida. Falou quando tudo começou e emocionado descreveu que fora convidado para proferir palestra sobre a história de Alexandria nas escolas em substituição ao nosso grande historiador, de saudosa memória, Antônio Fernandes Mousinho e naquele momento, pedia que orassem para o seu restabelecimento.
“A iniciativa desse trabalho foi minha, mas a sua construção foi através da ajuda de muitos amigos. Assim, busquei aplicar no seu desenvolvimento a imparcialidade” – disse.
No momento das homenagens, George Veras se emocionou ao falar, principalmente da sua família, do seu pai Antônio Veras, grande colaborador e incentivador e da sua esposa Érica Veras, presença decisiva em todos os momentos. Pessoas importantes já falecidas, mas que através dos seus trabalhos, deixaram subsídios importantíssimos para complementação do livro, como Antônio Fernandes Mousinho e o fotógrafo Asseniz Alves de Lira.

ESGOTOU
Os 100 livros autografados pelo autor, George Veras, foram poucos para o grande número de amigos que disputavam à obra. George explicou que não podia mais adiar a data de lançamento, mesmo a gráfica tendo disponibilizado apenas os 100 exemplares. Mas, quem não adquiriu o livro ontem, ficou na lista de espera para receber em breve.

RETRATOS
A pupila se abre
Como a lente de uma máquina
Apontada com mãos hábeis para
O registro do momentâneo inesperado,
Reflexos únicos da vida cotidiana.
Um simples clique perpetua um momento,
Transporta o passado para o presente
E constrói o futuro.
Esse simples registro do qual chamamos de foto,
Passa a ser os olhos do ontem
Vislumbrando o hoje.
Se uma imagem fala por mil palavras
A retina se dilata para uma mente privilegiada
Decifrar e regatar (como na montagem de um álbum)
O percurso dos passos isolados que nos
Trouxeram para formação da nossa cultura.
Daí o desconhecido passa a ser história,
Que passa a ser imortal,
Que passa a ser fonte
Que matará a sede de saber
E banhará a alma da nossa
Futura geração.

J. Gomes
(Para o grande amigo George Veras)

HOJE NO ARQUIVOVIP
Você já pode ver, no Clik Eventos, na página principal do arquivovip, as fotos do lançamento do livro “Alexandria – Retratos de Uma Históra”.

Nenhum comentário: